segunda-feira, 15 de abril de 2019

Ramal sul da malha ferroviária do RN, imagens do trecho de Nísia Floresta

Quando chegamos no local nos deparamos com a incrível conservação da linha férrea após a Estação Papary que pertence ao município de Nísia Floresta. Nem parece que está desativada a mais de 20 anos, é como se estive aguardando o retorno do trem, fiquei realmente encantado em ver tão belas paisagens com aqueles trilhos cortando o caminho em direção ao nosso sonho de ver um trem de carga e passageiros trafegar novamente no RN. Percorremos mais de 2km para conferir a situação e fiz alguns registros fotográficos.
Confira alguns deles;


 A bela Estação Papary, atualmente funciona como restaurante.


 Caixa d'água que abastecia as locomotivas a vapor.

 Muito comum percorrer o trecho e encontrar cercas colocadas sobre a linha férrea.




 Vista da igreja Matriz de Santana e São Joaquim, localizado no centro de São José de Mipibu.


 Mais uma cerca colocada sobre a linha férrea.

 O primeiro pontilhão ferroviário do trecho, no total são três pontilhões que existe nesse trecho. Chegamos a caminhar até o segundo pontilhão.






 Plaquinha de quilometragem, mas não conseguimos identificar os números, estava tudo apagado e comido pelo ferrugem devido ao tempo de abandono que se encontra.

 Chegando no segundo pontilhão e consequentemente o fim da nossa caminhada.

Mais uma cerca sobre a linha férrea e o fim da nossa caminhada.

Tudo isso deveria estar sendo operado pela FTL - Ferrovia Transnordestina Logística (antiga TLSA e CFN), mas nunca que ela teve interesse em operar na malha ferroviária do Rio Grande do Norte e sem contae que os políticos potiguares simplesmente não fazem nada para mudar o quadro dessa situação que se arrasta a mais de 20 anos. Muito provavelmente tem muita gente ganhando com essa situação e desejam que continue dessa forma. Além disso a CBTU Natal poderia ter expandido a sua operação até Goianinha, mas infelizmente aqui no Brasil as coisas não funcionam de forma correta quando se é para atender o interesse da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário