É aqui que começa o nosso projeto, o marco zero, a via férrea passando entre os bairros Boa Esperança e Jardim Planalto, em Parnamirim-RN. A partir daqui iremos fazer a limpeza e desobstrução da linha férrea até Cajupiranga, chegando no local da antiga estação. Isso será apenas a primeira fase do projeto que ao todo será dividido em 9 fases e cada qual terá um cronograma para ser realizado.
Fases do projeto e locais onde pretendemos chegar em cada fase:
1º Cajupiranga
2º São José de Mipibu
3º Papary / Nísia Floresta
4º Goianinha
Trairi (Sapé Natal)
Baldum
Estivas
5º Canguaretama
6º Pequeri
7º Pedro Velho
8º Montanhas
9º Nova Cruz
Ao longo do trecho entre Parnamirim e Nova Cruz existe várias passagens de nível, mas em todas elas aconteceu de serem cobertas por asfalto e placas de sinalizações serem arrancadas. Então além de ter que cuidar da linha férrea teremos que providenciar e recuperar as placas de sinalizações para colocar em todas as passagem de nível, provavelmente faremos isso de forma artesanal e na parte da retirada do asfalto sobre a linha férrea teria que ter conscientização e ajuda por parte da prefeitura de cada localidade ou do governo estadual/federal. Pode haver casos que foi feito a retirada da linha férrea onde antes existia a passagem nível, como no caso da pn de Cajupiranga que muito provável esse tal feito.
Passagem de nível localizada na rodovia RN-063, logo a frente se ver a Estação Papary de Nísia Floresta.
Local onde seria a passagem de nível de Cajupiranga, rodovia RN-313, no sentido do canto esquerdo da foto fica localizado a antiga estação, hoje em dia existe apenas a plataforma de pé, coberta por mato impedindo sua visualização.
Outra coisa muito comum de acontecer, cercarem terrenos onde a ferrovia passa e isso é muito errado, vai dar muita dor de cabeça para resolver. Aqui se ver a placa da empresa Ecocil com empreedimento residencial no local, "Ecoville condomínio clube" em Cajupiranga, um crime grave, mas parece que não foi para frente o projeto pois desde do inicio do ano de 2018 que essa placa está aí. A plataforma da antiga estação de Cajupiranga fica ao lado daquela árvore vista atrás da placa da Ecocil.
Com todo esse trabalho será necessário o apoio de um veículo ferroviário, um auto de linha, para facilitar e agilizar a nossa locomoção por todo o trecho recuperado e em fase de recuperação, além de permitir a nossa fiscalização por todo o trecho de forma mais eficaz evitando que via férrea seja violada de alguma forma, seja quem for. Inicialmente podemos optar por um auto de linha de fabricação artesanal, assim reduzindo custos, sem motorização e usando pedais para locomover o veículo sobre a linha férrea, por exemplo.
Construções clandestinas sobre o leito da via férrea como essa, uma espécie de bueiro feito pela Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, praticamente destruiu e alterou o leito ferroviário. Tudo isso terá que ser refeito, solicitando a atenção da prefeitura para isso, pois dessa forma não tem condições nenhuma de passar algum veículo ferroviário sobre a linha férrea.
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