quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Sobrecarga e defasagem dos trens da CBTU Natal

 

Os VLTs da CBTU Natal vem sofrendo com uso excessivo e intermitente, vendo a hora ficarem no prego de vez um após o outro. Nessas horas que deveria existir as locomotivas e carros de passageiros pidners para operar em conjunto, assim como a CBTU Maceió e João Pessoa fazem, não tem. Na CBTU Natal existe apenas uma locomotiva PR7 em operação e apresentando problemas com frequência e quebrando no meio das viagens devido ao uso excessivo e quase nada de manutenção, e apenas cinco carros de passageiros em operação que inclusive estão caindo aos pedaços devido a falta de manutenção e cuidados/reformas. Essa locomotiva PR7 de numeração 1402, ela estava parada desde 2016 e voltando a operar no final do ano passado, desde então a outra PR7 "1401" vinha operando sozinha desde 2016. O trem antigo é utilizado apenas na Linha Norte do sistema de trens metropolitanos da CBTU Natal, nas viagens de 18:40 para Ceará-Mirim e 05:15 de Ceará-Mirim para Natal.


Nesse meio tempo a única locomotiva ALCO RS-8 que ainda continua operacional apesar de tudo, mau era usada pois estava com problemas na bateria, sendo preciso fazer o uso de chupeta para poder ligar. Esse problema já vinha de uns anos atrás e só foi resolvido mês passado. Antes de tentarem coloca-la para operar em conjunto com a PR7 "1402", ela está passando por alguns pequenos reparos e revisões antes de ser colocada de fato na ativa. Fora isso tem mais cinco locomotivas paradas junto com quase vinte carros de passageiros.




Locomotivas da CBTU Natal:


Progress Rail EMD PR22L "PR7"


1401 - parada desde 2018
1402 - ativa


ALCO RS-8


6001 - parada desde 2011
6005 - ativa
6007 - parada desde 2012 / veio da CBTU Maceió em Outubro de 2012 e nunca chegou operar em Natal
6017 - parada desde 2014
6018 - acidentada em 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário