segunda-feira, 15 de abril de 2019

Abandono e sucateamento da ferrovia no Rio Grande do Norte, trecho de São José de Mipibu

Assim como é o cenário de abandono e sucateamento da ferrovia em todas as regiões do Brasil aqui no Rio Grande do Norte também não é diferente. São vários quilômetros de ferrovia abandonados entre Parnamirim a Nova Cruz (ramal sul) e de Ceará-Mirim a Macau (ramal norte), além do ramal central de Mossoró a Sousa na Paraíba, que foi totalmente dizimado em 2001.
Estivemos andando pelo trecho do ramal sul que passa pela região urbana de São José de Mipibu, e a cena é triste e revoltante, coberto por mato ou subterrado, alguns pontos com erosão ou obras clandestinas ou até mesmo feito pela prefeitura da cidade que destruiu ou deformaram algumas partes do leito da linha férrea. Após o fim da RFFSA em 1997 a concessão da malha ferroviária do Rio Grande de Norte pertence a FTL Ferrovia Transnordestina Logística, antiga TLSA e CFN.
Existe o projeto da CBTU Natal de expandir a sua linha sul a partir de Parnamirim até São José de Mipibu, foi apresentado em 2014 mas na verdade é uma ideia muita antiga que nunca se concretizou. Até o momento o que sabe é que no inicio do ano passado a prefeitura de Parnamirim junto a CBTU Natal tinham dado sinal verde para inicialmente fazer a expansão da linha a partir da Estação Parnamirim até o conjunto Cajupiranga, localizado ainda na zona urbana de Parnamirim, atendendo os bairros Centro, Boa Esperança, Jardim Planalto e respectivamente Cajupiranga. Um pouco depois disso houve boatos de que a CBTU Natal teria recebido verbas para iniciar e finalizar as obras de expansão, mas até o momento nada foi feito. Talvez tenha sido apenas papo de época de ano eleitoral, e quando é que todo esse projeto vai sair do papel, ninguém sabe.

 Aqui se ver a linha férrea no sentido Natal.

Linha férrea no sentido Nova Cruz.

Seguindo sentido Natal.

Aqui se ver novamente a linha no sentido Natal.
A cena é essa, muito comum encontrar a linha férrea subterrada por entulhos e lixos jogados pela própria população local. Falta de consciência por parte das pessoas que deveriam preservar o que é nosso.

A partir dessa foto a linha férrea sempre estará no sentido Nova Cruz.

Muitas vezes a prefeitura vai realizar algum tipo de limpeza/remoção de entulhos que são jogados na rua e acaba destruindo o leito da linha férrea, correndo o risco de acabar com o que restou.


A linha férrea completamente subterrada, como se ali nunca tivesse passado um trem.

Obras de calçamento das ruas acaba sendo feitas sem pensar na existência da linha férrea que passa pelo local, deixando quase que imperceptível que ali existe uma linha férrea. Isso é errado, até mesmo um crime, mas é muito comum acontecer em vários lugares do estado ou do Brasil onde passam alguma linha férrea que esteja desativada propositalmente.  

Local onde ficava a antiga estação de São José de Mipibu, demolida por volta da década de 70 ou 80. 

O que restou de lembrança que nesse local um dia existiu um estação ferroviária na cidade, transportando pessoas e cargas. Hoje em dia a realidade é essa, muitos desconhecem que aqui existiu uma estação ferroviária. 

Raramente se encontra alguma coisa de pé que seja relacionada a ferrovia e nessa rua que sai de esquina com o local onde fica a estação, no caso se ela ainda existe-se sairíamos na esquina e veríamos de frente a área da plataforma de embarque/desembarque da estação. Encontramos essa placa de aviso, pois logo a frente existe uma passagem de nível e a estação ficaria no canto esquerdo da esquina.



 Subindo, indo para o lado esquerdo da foto a linha segue sentido Natal e descendo para o canto direito da foto a linha segue sentido Nova Cruz.

 Um tipo de bueiro feito pela prefeitura que acabou destruindo o leito da linha férrea.

 Uma especie de canal para escoar a água de esgoto ou nas épocas de chuvas, acabou ameaçando o leito da linha férrea que se encontra bem ao lado. Não seguimos mais adiante, talvez essa obra do canal tenha destruído o leito da linha férrea mais a frente. Planejamos voltar ao local e conferir mais adiante a situação, ficamos curiosos e preocupados.

Aqui se tem uma ideia da proximidade do canal com o antigo leito ferroviário que se encontra subterrado, apenas permitindo ver uma parte do trilho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário